Tratamento de Varizes sem Cirurgia

O QUE SÃO VARIZES

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície cutânea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As veias mais acometidas pela doença varicosa são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada ou ligeiramente azulada. Estes casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético em seus portadores. Esses pequenos vasos são de localização subdérmica e são chamados também de micro varizes, aranhas vasculares e teleangiectasias.

COMO SE FORMAM AS VARIZES?

As varizes se constituem num dos problemas mais antigos do ser humano. O sangue é bombeado pelo coração para dentro das artérias que, por sua vez, levam este sangue para todas as partes de nosso corpo. Todas as células de nosso organismo são nutridas por este sangue. Já as veias têm como função drenar o sangue de volta para o coração. Este caminho que o sangue percorre
desde a sua saída do coração pelas artérias até o seu retorno pelas veias para o coração recebe o nome de circulação, como o coração fica bem distante dos pés e das pernas, o sangue desce muito facilmente do coração até as pernas e os pés, através das artérias, mas precisa desenvolver esforço muito grande para voltar dos pés e pernas até o coração. E este esforço é desenvolvido
contra a força da gravidade. Esta tarefa de retorno venoso é executada pelas veias, por isso é importante caminhar, pois quando pisamos o sangue acumulado nos pés é bombeado para cima. Algumas pessoas têm veias mais fracas e menos resistentes a este trabalho contínuo de promover o retorno venoso.

Nem todo mundo tem varizes, mas o principal fator de risco para se ter, é a presença desta doença na família: A HEREDITARIEDADE.

No entanto, existem outros fatores que contribuem para favorecer o aparecimento das varizes ou agravar as já existentes como:

O SEXO: as mulheres são mais propensas do que os homens por causa dos hormônios femininos – principalmente a progesterona que favorece a dilatação das veias.

A IDADE: as varizes costumam aparecer a partir de 30 anos e podem ir piorando com o passar dos anos. E é pouco frequente antes dos 30. Entretanto, as micro varizes ou “aranhas vasculares”, também chamadas de “vasinhos”, podem aparecer em pessoas bem mais jovens. Outros fatores favorecem o aparecimento das varizes tais como: a obesidade, tabagismo, traumatismo nas pernas, gravidez, entre outros.

COMPLICAÇÕES DAS VARIZES

Quando temos varizes este sangue tende a ficar represado nas pernas. Em consequência, com o passar do tempo, os tecidos das pernas passam a ser menos oxigenados e menos nutridos, e se não tratadas de forma correta as varizes podem progredir e desenvolver severas complicações. Entre estas podemos citar: Dermatite; Trombose; Pigmentação e escurecimento da pele; Eczema (geralmente se inicia com prurido – coceira); Flebite (inflamação da veia) e Varicoflebite que consiste na inflamação das varizes. Esta inflamação pode vir acompanhada da formação de trombo decorrente do sangue que coagula. Esta trombose superficial pode progredir para as veias profundas e aumentar o risco de embolia pulmonar.

TRATAMENTO DAS VARIZES

Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes e o diagnóstico é relativamente fácil na medida em que pode ser feito pela simples inspeção visual, muitas vezes auxiliado por um aparelho chamado de GPS VASCULAR. No entanto, se necessário, o medico poderá utilizar-se do exame de ultrassonografia venosa realizada com o Doppler. O mais importante são as medidas preventivas, no entanto, quando estas medidas de precaução não são suficientes, existem tratamentos menos agressivos, como a escleroterapia química.

ESCLEROTERAPIA QUÍMICA: É provavelmente a técnica usada há mais tempo para o tratamento das micro varizes ou vasos e para as varizes de pequeno calibre. Consiste na injeção de substancias esclerosantes (glicose hipertônica isolada ou combinada com outros esclerosantes) dentro dos vasos fazendo com que se contraiam e desapareçam, expulsando o sangue para as veias normais. Embora essas injeções precisem ser repetidas em algumas veias, a escleroterapia e muito eficaz e com excelentes resultados quando bem indicadas e realizada por médicos experientes. No entanto, quando as veias afetadas já atingiram grandes calibres, o tratamento indicado é a cirurgia ou técnicas inovadoras como a ESPUMA DENSA DE POLIDOCANOL, ou a técnica chamada de AMPLIADA.

ESPUMA DENSA DE POLIDOCANOL: Essa técnica consiste em criar uma espuma, no próprio consultório, e injetar em veias mais calibrosas, sem cortes ou anestesia, mesmo aquelas que tenham indicação de cirurgia. Esse tratamento é indicado principalmente para idosos, pessoas com sobrepeso ou com complicações que impeçam indicação cirúrgica.

.
ESCLEROTERAPIA AMPLIADA: Consiste na injeção de volumes maiores dos produtos esclerosantes nas veias intermediárias, isso quer dizer: grandes calibres usamos a espuma de polidocanol, nas reticulares ou micro varizes usamos a técnica da ampliada e nos vasinhos mais finos a técnica de escleroterapia simples.

QUAL A VANTAGEM DESSAS TECNICAS?

Não requer internação, anestesia, ou até mesmo repouso prolongado. Mas para isso precisa passar por uma avaliação médica minuciosa para elaborarmos o tratamento correto não intercorrendo em riscos para o paciente