Botox

BOTOX

1O que é a toxina botulínica?
Mais conhecida por sua marca comercial chamada Botox, ele é um produto indicado para o tratamento das rugas de expressão que aparecem na região frontal, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos os chamados “pés-de-galinha”, e nas regiões do colo e do pescoço.
2Como é o tratamento?
O medicamento é injetado com uma seringa especial com agulha muito fina e delicada nas áreas onde aparecem às rugas de expressão. Os resultados começam a aparecer em 5 dias, sendo que o resultado máximo ocorre por volta do 14º dia.
3Quanto tempo demora o procedimento?
É um procedimento rápido, com duração em torno de 15 a 20 minutos.
4Como age?
A toxina botulínica causa um relaxamento na musculatura onde aparecem as rugas, sua expressão fica suavizada e a sua aparência fica natural e mais jovem. Botox é um medicamento que só pode ser aplicado por médicos especialistas.
5Qual período de recuperação depois de aplicar o botox?
Não é necessário nenhum período de recuperação, portanto o paciente pode retornar as suas atividades diárias imediatamente, com uma recomendação de ficar 4 horas sem deitar ou baixar muito a cabeça, e realizar exercícios físicos somente após 24 hrs.
6Ela vai deixar meu rosto congelado ou sem expressão?
Cada paciente tem uma indicação de tratamento, quando este é realizado de forma adequada e personalizada, vai simplesmente relaxar a musculatura fazendo com que as rugas desapareçam. Você vai continuar a franzir, sorrir ou olhar com surpresa, mas não formará as rugas e vincos que existiam anteriormente.
7O tratamento é dolorido?
O desconforto é mínimo, rápido e leve.
8As minhas rugas vão piorar se eu parar de fazer o tratamento?
Não. Suas rugas retornaram gradualmente e naturalmente. Você passa a ter a aparência que tinha antes do tratamento.
9Vai mudar a minha fisionomia?
Não mudará radicalmente sua aparência, somente suavizará, naturalmente, suas linhas de expressão.
10Quanto tempo dura o efeito?
Para a maioria das pessoas dura em média 4 a 6 meses.
11Tem efeitos colaterais?
É um tratamento extremamente seguro, na maioria das vezes não ocorre nenhum incomodo.
12Pode ser usado como tratamento preventivo em pacientes mais jovens?
O Botox é indicado para tratar rugas e marcas de expressão, se o paciente tiver rugas tem indicação, quanto antes forem tratadas menos vincos e marcas serão evidenciados.
13Qual a diferença entre o tratamento com a toxina botulínica e os preenchimentos?
Ela é utilizada para tratar rugas de expressão dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam evidentes quando você manifesta alguma expressão, por exemplo sorri e aparece as rugas dos pés-de-galinha, franzi a testa e aparece as rugas da testa, faz feição de bravo e aparecem as rugas entre as sobrancelhas. O preenchimento é utilizado para tratar rugas estáticas, ou seja, aquelas que você está sério, sem nenhuma feição e elas ficam evidentes, por exemplo os sulcos nasogenianos que aparecem geralmente bilateralmente ao nariz.
14Existe algum creme com ação do Botox?
Não, nenhum creme tem ação com capacidade de atingir o músculo, os cremes agem mais superficialmente, então nenhum creme poderá ter o mesmo.
15Existem outros tratamentos para rugas de expressão?
Alguns tratamentos são utilizados como coadjuvantes , mas somente a toxina é capaz de agir diretamente no músculo e tratar as rugas e marcas de expressão.
16Para manutenção da pele existem outros tratamentos?
Sim, vários. Existem os peelings, cremes e filtros que ajudam no tratamento da pele e prevenção do fotoenvelhecimento, mas não tem a função da toxina e dos preenchimentos.