Varizes

VARIZES

1Vasinhos das pernas precisam ser tratados?
Os chamados vasinhos são as teleangiectasias e ou veias reticulares que podem ser vistos através da pele como veias azuis ou verdes. Como essas veias podem ser vistas superficialmente, aparentam ser o problema, e muitas vezes não são. Essas veias frequentemente são sinais de um outro problema, as veias reticulares ou alimentadoras estão formando esses vasinhos por isso devemos examinar e proceder com o tratamento correto dessas alterações venosas.
2Quando e como podemos evitar as varizes ? Quais as dicas de prevenção para evitar varizes?
Evitar ficar de pé por muito tempo, principalmente se parado; existem algumas profissões de risco como vigias/seguranças, professores, cirurgiões no centro cirúrgico. Manter o peso saudável ou perder peso se estiver com sobrepeso, pois a obesidade é fator de agravamento da doença. Praticar exercícios físicos é sempre bom se não houver outra contra-indicação; dentre os exercícios sugiro os que não causam impacto, como hidroginástica e natação, supervisionados. Uso de meia elástica deve seguir as orientações de seu médico.
3Sem tratar, vasinhos se tornam varizes grandes ?
Os vasinhos em si não se transformam em grandes varizes, porém, podem alertar para um problema maior, como uma insuficiência venosa e, nesse caso, se não tratar, as veias podem se tornar varicosas. Por isso a importância de tratar os vasinhos com um médico capacitado, que se preocupa com o todo e não apenas com o aspecto estético.
4Vasinhos ocorrem apenas em mulheres ?
Homens não são imunes, mas as mulheres procuram mais o tratamento por causa a estética. Teleangiectasias em homens são mais visíveis, maiores e mais escuras, e, quando procuram conselho médico freqüentemente é por sintoma como dor ou desconforto.
5Dieta e Exercício previnem vasinhos ?
A principal causa de teleangiectasias e veias reticulares, os chamados vazinhos é a genética, como já elucidado previamente, sendo a gravidez e periodos prolongados de pé fatores agravantes. Manter o peso ideal ajuda a prevenir uma pressão desnecessária em membros quando de pé, mas dieta e exercício não são fatores diretos.
6Varizes passa de pais para filhos?
Isso é a mais pura verdade, na maioria dos casos varizes são hereditárias, são as chamadas varizes primárias. É claro que nem todos desenvolverão, pode pular uma geração dos filhos, mas os problemas da falha da bomba periférica, como dor nas pernas, inchaço/edema, coceira, dermatite ocre (deposição de hemossiderina), lipodermatoesclerose (endurecimento da pele e subcutâneo), varicorragia (sangramento pelas varizes), úlceras venosas e varizes, podem aparecer nos geneticamente propensos.
7Ficar em pé muito tempo causa varizes?
Enquanto o coração leva o sangue para os órgãos pelas artérias, as veias são responsáveis pelo retorno desse sangue, mas o coração sozinho não tem força suficiente para esse retorno. A musculatura da batata da perna é responsável pelo retorno do sangue pelas veias para o coração, e é chamada de bomba periférica ou coração periférico, se o paciente fica muito tempo em pé e suas paredes venosas estão deficientes.
8É necessário esperar ter todos os filhos para somente depois operar de varizes?
Gravidez não causa varizes, embora possa ser um fator agravante de veias insuficientes previamente existentes. Portanto, quanto antes o tratamento é realizado: Menos danos serão causados à pele e subcutâneo decorrentes da falha da bomba periférica e estase venosa. Menos veias terão válvulas danificadas, e, portanto, o tratamento será menor. Menor extensão da inflamação e, portanto a recuperação será mais rápida. Mais cedo o sofrimento é tratado, antes de uma piora decorrente da gravidez.
9Gravidez causa varizes?
Não somente mulheres com refluxo venoso (ex: dano valvular) antes da gravidez apresentam varizes depois do parto ou durante a gravidez. Então não é a causa das varizes, mas sim da piora se já houver um problema valvar prévio.
10Mulheres têm mais varizes do que homens?
Antes de qualquer coisa as mulheres se vestem com as pernas de fora e não apresentam pelos, portanto qualquer veia tortuosa aparece muito mais nelas. Em segundo lugar as mulheres são mais preocupadas com a saúde e com a estética. Na realidade ainda não está bem definido se existe alguma prevalência quanto ao sexo. A prevalência varia com a população estudada, de modo que ao avaliar a população que procura o médico o resultado é diferente de avaliar a população geral.
11As varizes podem voltar mesmo após a cirurgia?
As mesmas veias se foram efetivamente tratadas, ou seja, se a cirurgia for bem feita, não voltam, entretanto, outras veias doentes podem aparecer com o tempo. Isso é normal, pois tratamos a consequência e não a causa primária.
12A cirurgia de varizes é um procedimento seguro?
Sim, entretanto, como qualquer outra cirurgia possui riscos e possíveis complicações, por isso só podem ser oferecidas como solução quando esses riscos são minimizados. O tratamento das varizes evoluiu muito nos últimos anos. O laser é um dos métodos utilizados para tratamento dos vasos superficiais, ou seja, o feixe de laser é aplicado diretamente na pele, sobre o vaso, e, dependendo do comprimento de onda utilizado ele atua somente alguns tecidos, no caso, nas veias dilatadas.
13Varizes é somente um problema estético?
A partir do momento em que passa a causar sintomas, como inchaço, dor, cãibras, sensação de peso, cansaço vespertino em membros inferiores, hiperpigmentação (manchas), dermatite ou eczema (coceira e descamação) deixa de ser um problema somente estético. Mas o problema estético também pode ser tratado
14O que são varizes?
Varizes são veias dilatadas e tortuosas, visíveis a olho nu. Quando com essa aparência tortuosa é denominada de veia varicosa. Enquanto isso, a chamada Insuficiência Venosa Crônica é o termo utilizado quando essa doença venosa crônica é mais grave, incluindo inchaço e alterações de pele e subcutâneo.